O Sulfato de Cálcio (CaSO4) pode ser utilizado para enfatizar o perfil do lúpulo, deixando mais arredondado, sem necessariamente trazer um amargor desagradável e adstringente. Ajuda na degradação do amido e de proteínas, auxiliando na formação do trub. Previne turbidez da cerveja e reduz o pH.
Modo de uso:
A dosagem do sal deve ser feita de acordo com a água base. Por isso é necessário que faça a análise da sua água para determinar a quantidade de sais presentes em sua água e a quantidade correta de sal a ser utilizado para o ajuste da água cervejeira. Para cervejas leves os níveis indicados são de 10 a 50 ppm, já a maioria das cervejas Ales se beneficiam com valores entre 30 e 70 ppm. Acima disso é indicado para cervejas mais amargas.
IMPORTANTE: é indicado o uso de balança de precisão, pois pequenos erros como de 2g irão gerar resultados completamente diferentes. O uso da calculadora cervejeira para determinar a dosagem é essencial, já que dosagens erradas ou às cegas podem inviabilizar a cerveja.
Características:
Cálcio (Ca+²): O cálcio desempenha múltiplas funções no processo de produção da cerveja. Reduz o pH, tanto na mosturação quanto na fervura além de auxiliar na clarificação, fazendo com que as proteínas se precipitem durante a fervura e depois da fermentação.
Também contribui para a estabilidade da cerveja e contribui como um importante nutriente para a levedura. Não é indicado utilizar água com índices de cálcio abaixo de 50 ppm, sendo ideal a quantidade entre 50 e 150 ppm.
Sulfato (SO4-²): O sulfato desempenha um papel importante na degradação do amido e das proteínas, na filtração e na formação do trub. Contribui para incrementar o sabor do lúpulo, deixando o amargor mais refinado e atraente ao paladar, além de proporcionar um perfil seco à cerveja.
Breja Box, tudo para fazer cerveja caseira - maltes, lúpulos, fermentos, kit receitas e equipamentos cervejeiros