O Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) pode aumentar um amargor desagradável do lúpulo, por isso, tome cuidado em seu uso, sendo mais indicado para cervejas escuras mais maltadas e menos lupuladas, contribuindo para o sabor e aumentando o pH.
Modo de uso:
A dosagem do sal deve ser feita de acordo com a água base. Por isso é necessário que faça a análise da sua água para determinar a quantidade de sais presentes em sua água e a quantidade correta de sal a ser utilizado para o ajuste da água cervejeira.
IMPORTANTE: é indicado o uso de balança de precisão, pois pequenos erros como de 2g irão gerar resultados completamente diferentes. O uso da calculadora cervejeira para determinar a dosagem é essencial, já que dosagens erradas ou às cegas podem inviabilizar a cerveja.
Características:
Sódio (Na+): O sódio contribui para a sensação do corpo da cerveja, mas, se utilizado em excesso, irá resultar em sabores desagradáveis. Os níveis normais de sódio são de 10 a 70 ppm. Para realçar a sensação de corpo e de dulçor, se utiliza até 150 ppm. Não são indicados níveis superiores a 200 ppm.
Bicarbonato (HCO3-²): Realça o sabor do malte. Em níveis elevados, prejudica a ação enzimática, dificultando o cold break e aumentando o amargor desagradável. A dureza apresentada pelo bicarbonato pode ser reduzida fervendo a água antes de sua utilização.
Os níveis recomendados são 25 a 50 ppm para as cervejas claras e de 100 a 300 ppm para as cervejas mais escuras.
Breja Box, tudo para fazer cerveja caseira - maltes, lúpulos, fermentos, kit receitas e equipamentos cervejeiros